24 out A praia mais bonita da Riviera Maya: Conheça Mahahual
Texto por Joana Machado, nossa colaborada, escritora do blog Passamos Por Lá
Quando comecei a pesquisar sobre lugares diferentes para visitar em Quintana Roo, Mahahual apareceu algumas vezes como a praia mais bonita da Riviera Maya. Sendo assim, claro que não poderia deixar de conhecer durante a minha passagem pelo México. A cidade é bem pequena, uma vila de pescadores, recém descoberta por turistas. Ganhou mais visibilidade nos últimos anos por ser uma das paradas de grandes cruzeiros pelo Caribe.
Nesses dias a cidade fica bem cheia e as praias, normalmente quase desertas, com bastante gente. Como fui durante a pandemia, não corria o risco disso acontecer comigo, mas é bom pesquisar antes para sua estadia por lá não coincidir com a parada de algum transatlântico.
Em termos de praia, Mahahual realmente surpreendeu. As ondas quebram mais ao fundo, na altura dos corais, fazendo com que da arrebentação até a praia se formem piscinas naturais. Água quentinha, cristalina, calma, barquinhos de pesca e uma tranquilidade sem fim… que combinação perfeita!
Como chegar?
Localizado ao sul de Quintana Roo, não é um lugar de acesso simples. O aeroporto mais próximo fica em Chetumal, ao lado de Bacalar, de onde partimos de carro alugado até Mahahual. A estrada é boa até determinada parte, depois fica bem esburacada e requer muita atenção. Ainda assim, é um trajeto rápido, fizemos em 1h20.
Também é possível ir de carro, transfer ou táxi saindo de Tulum, mas o percurso dura pelo menos 2h30. De outros pontos conhecidos de Quintana Roo, como Playa del Carmen ou Cancún, é ainda mais tempo de estrada, sendo bem puxado fazer um bate-volta.
Onde se hospedar?
Quanto mais afastado da entrada da cidade e do porto, melhor a localização. Praias mais vazias, restaurantes bem avaliados e hotéis mais exclusivos, além de ser longe de todo aquele assédio com turistas, bem comum no México. Tenha em mente que Mahahual ainda é um vilarejo em essência, sem hospedagens de luxo e toda aquela estrutura dos pontos mais turísiticos da Riviera Maya.
O que fazer?
A cidade é bem simples, então o melhor a se fazer por lá é aproveitar a praia e descansar. Ao longo da orla tem alguns beach clubs, mas a maioria é focado em relaxar e comer bem. Muitos deles também oferecem aluguel de caiaque e stand up paddle, uma ótima opção de atividade por lá.
A dica para aproveitar a melhor parte da praia é seguir de carro pela rua principal até um píer. Parando o carro lá, é super fácil o acesso ao Malecón, um calçadão de 2km localizado bem na orla. Nessa altura, é tudo bem mais vazio e tranquilo, fora que se encontram os melhores hotéis, restaurantes e beach clubs. Andar pelo Malecón na parte sul da praia é imperdível.
A nossa ideia original era dormir uma noite em Mahahual (inclusive, indico) mas tivemos que cortar alguns dias de viagem de última hora. Sem cogitar tirar Mahahual do roteiro, fomos passar o dia entre a ida de Bacalar à Tulum. É um bom desvio em estrada precária (cerca de 50 minutos) mas vale super a pena.
Nossa escolha para passar o dia foi o Malecón 21, um beach club tranquilo na área descrita acima. Preciso destacar o ponto máximo desse lugar: a comida. Comemos o melhor tartare de atum da vida, o melhor polvo e tudo que pedimos estava delicioso. E o melhor? Os preços por lá são mais baixos do que vimos em todos os lugares que passamos pelo México.
O que fazer em uma estadia de dois ou mais dias:
– Passeio de barco para mergulho: ao longo da Malecón são vários lugares oferecendo esse passeio. O mergulho pode ser de cilindro ou apenas parar ao longo da barreira de corais para snorkel. Vale mencionar que essa é a segunda maior barreira de corais do mundo, se extendendo de Cozumel até Honduras.
– Explorar a cidade de bicicleta: é possível alugar bicicleta em vários pontos da cidade e conhecer Mahahual de norte à sul sobre duas rodas pode ser incrível, parando nas melhores praias que passar pelo caminho.
– Conhecer o porto: antes da entrada oficial da cidade, fica o porto, que recebe inúmeros navios por ano. Esse lado de Mahahual é bem residencial e tido como o mais nobre, sendo interessante ser explorado também.